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Nós somos Andreza, Anna Kelly, Jéssica,Mayara, Mônica, Sabrina e o nosso novo integrante Aldemir apresentamos: O Blog informativo PORT. 3006. Neste blog mostraremos várias novidades relacionadas à educação, a língua portuguesa, ao vestibular e muito mais para que você possa ficar por dentro de todos esses assuntos. Procuraremos abordar temas atuais com o objetivo de mantê-lo bem informado. E também mostraremos as atividades feitas ao longo do ano nas aulas de português.

domingo, 4 de outubro de 2009

Estudos definiram o ato de ler, em si mesmo, como um processo mental de
diversos níveis que contribui significativamente para o desenvolvimento do intelecto.
É por intermédio da leitura que ampliamos o nosso processo cognitivo e o processo
de linguagem, pois a leitura deve ultrapassar as barreiras da decodificação. Não
importa apenas conhecer uma língua e seus códigos de registro escrito; é relevante
compreender o contexto sociocultural, pois a leitura é um processo em que o leitor
interage com o texto, visando obter uma informação determinada para satisfazer
os objetivos que o levaram ao ato d O processo de leitura tem sido concebido por vários educadores, durante
muitos anos, como algo adquirido pela memorização. Então, ensinou-se durante
décadas a ler seguindo uma seqüência lógica de conteúdos. Primeiro aprendiamse
as letras do alfabeto, iniciando-se pelas vogais, encontros vocálicos, depois
consoantes, famílias silábicas, formação de palavras, frases e, finalmente, a
criança estava pronta para iniciar a escrita de textos, ou seja, copiar textos prontos
e sem sentido. O trabalho com leitura centrava-se unicamente na decodificação do
texto. Por isso, a escola formou uma grande quantidade de leitores que, embora
decodificassem textos, mostravam-se inaptos para realmente compreendê-los.
É necessário que o educador promova condições para o aluno sentir prazer
na leitura. O professor deve propiciar atividades significativas, ter o hábito de
ler sempre, modificar os recursos para provocar prazer no ato de ler. (...) É
necessário pensar no profissional do ensino como um sujeito que tem a tarefa
de ler e proporcionar o gosto pela leitura. Para formar leitores, é preciso que o
professor tenha paixão pelo ato de ler, deve entender a leitura como fonte de
prazer e sabedoria. Enquanto o professor não se posicionar de forma diferente
continuaremos a ter aulas com tínhamos no passado e continuaremos ensinando
pelo senso comum. (...)
Santos, Robson Silva dos. O conceito de leitura: o trabalho ainda se centra na decodificação do texto?
Observatório da Imprensa, 05/5/2009.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=536DAC002
(Acessado em 11/05/2009)a leitura (...).

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