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Nós somos Andreza, Anna Kelly, Jéssica,Mayara, Mônica, Sabrina e o nosso novo integrante Aldemir apresentamos: O Blog informativo PORT. 3006. Neste blog mostraremos várias novidades relacionadas à educação, a língua portuguesa, ao vestibular e muito mais para que você possa ficar por dentro de todos esses assuntos. Procuraremos abordar temas atuais com o objetivo de mantê-lo bem informado. E também mostraremos as atividades feitas ao longo do ano nas aulas de português.

domingo, 4 de outubro de 2009

Leitura, caminho para o desenvolvimento de uma nação

Hoje, além da exclusão social imposta a milhões de analfabetos absolutos no mundo – que não sabem ler nem escrever – o analfabetismo funcional, aquele que compromete o uso da palavra escrita, condena outras tantas milhões de pessoas a situações de perda da produtividade e até de falta de oportunidades de emprego. Tanto a alfabetização quanto o novo conceito de letramento (Literacy), entendido como “a capacidade dos indivíduos de processar a informação recebida de forma escrita no uso da vida cotidiana”, são preocupações de todas as nações no mundo globalizado. É importante destacar que, no cenário mundial, desde a década de 1980, várias iniciativas vêm sendo adotadas na área do livro, da leitura e das bibliotecas, com a criação de associações profissionais, espaços infantis de leitura nas bibliotecas públicas e escolares, passando por avanços tecnológicos nas indústrias editorial e gráfica. Mas tem havido, principalmente, o apoio, por meio de políticas públicas para a criação de sistemas públicos de bibliotecas, a ações de incentivo à leitura e à valorização da formação profissional de bibliotecários.
Calcula-se que somente um percentual de 25% da população brasileira seja capaz de dominar a escrita. Segundo o Instituto Paulo Montenegro, o analfabetismo funcional atinge 68% da população brasileira entre 15 e 64 anos. Estima-se que isto provoque, no Brasil, uma perda na produtividade equivalente a US$ 6 bilhões anuais. Na luta para combater o problema, é relevante o lugar do Rio de Janeiro, que sempre esteve na vanguarda cultural do país.
Neste sentido, foi criado pelo Decreto nº 38.365, de 5 de outubro de 2005, o Conselho Estadual de Leitura (CONSEL/RJ), órgão consultivo da Secretaria de Estado de Cultura, cuja finalidade é formular a política pública para o desenvolvimento da área do livro e da leitura no Estado do Rio de Janeiro. Preocupado com esse cenário desfavorável sobre a leitura em nosso estado, e cumprindo a função designada no referido decreto, o CONSEL vem propor diretrizes a serem consideradas pelo próximo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

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