Bem vindos...

Bem vindos...

Quem sou eu

Minha foto
Nós somos Andreza, Anna Kelly, Jéssica,Mayara, Mônica, Sabrina e o nosso novo integrante Aldemir apresentamos: O Blog informativo PORT. 3006. Neste blog mostraremos várias novidades relacionadas à educação, a língua portuguesa, ao vestibular e muito mais para que você possa ficar por dentro de todos esses assuntos. Procuraremos abordar temas atuais com o objetivo de mantê-lo bem informado. E também mostraremos as atividades feitas ao longo do ano nas aulas de português.

domingo, 4 de outubro de 2009

Projeto Leitura para Todos será inaugurado em 29 escolas do Estado do Rio

Vinte e nove escolas estaduais do Rio receberão ainda este ano salas de leitura do projeto Leitura para Todos. Ação colocada em prática pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento desde 2003, o Leitura para Todos já atingiu a marca de 673 pontos implantados no Brasil e colocará em funcionamento, nos meses de agosto, setembro e outubro, mais 121 salas em sete estados do país. Implementado com recursos de empresas privadas, o projeto contou com o auxílio da Secretaria de Educação para definir as escolas e comunidades com infraestrutura e demanda no estado do Rio de Janeiro para receber o projeto.
Criado com o propósito de contribuir para a democratização do conhecimento por meio do hábito de ler, o Leitura para Todos será implementado em oito escolas na cidade do Rio, em 12 unidades de ensino de Duque de Caxias, em uma escola no município de Rio Bonito, outra em Queimados, um colégio estadual em São João de Meriti, outro em Nova Iguaçu, e em uma unidade de ensino de São Gonçalo, Belford Roxo, Itaboraí e Teresópolis.
Este ano, a primeira escola a receber o projeto Leitura para Todos é do Rio de Janeiro. A inauguração está marcada para o dia 7 de agosto, no Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, na Avenida Dom Helder Câmara, em Manguinhos. Segundo a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, parceira do projeto, as ações de promoção da leitura e relacionamento com a comunidade são muito bem-vindas e merecem atenção.
- Estaremos dando um reforço importante às escolas estaduais participantes com o projeto. Elas trabalharão juntamente com a comunidade na organização do espaço e na catalogação dos títulos, tornando-se, a seguir, multiplicadoras desse aprendizado. Nossas escolas ganharão títulos nacionais e estrangeiros, de áreas variadas, o que só virá a enriquecer o cotidiano de nossos alunos, professores e de toda a comunidade onde a escola está inserida - destaca.
Presidente do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg explica que a sala de leitura é uma ação de mobilização comunitária:
- É uma iniciativa eminentemente sociocultural, na qual a instituição receptora tem a possibilidade de manter um relacionamento mais próximo com a comunidade, promovendo, por meio do livro e da leitura, uma oportunidade de interação e participação de todos. Além de um projeto de incentivo à leitura, o Leitura para Todos quer ser um instrumento de relacionamento com a comunidade, estreitando laços e buscando a resolução de problemas comuns - diz.
O projeto
O Leitura para Todos segue a Política Nacional do Livro. Cada sala de leitura é composta por um acervo de mil livros, disponíveis gratuitamente para consulta e empréstimo. São 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros, abrangendo diversas áreas de interesse, entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantil, auto-ajuda e sociologia. Cada título conta com dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala. Para garantir que as salas sejam corretamente implantadas e o projeto tenha continuidade junto à comunidade, os agentes de leitura recebem, em seus próprios estados, treinamento específico presencial. Esses gestores, escolhidos para promover e gerenciar o acervo, também recebem uma cartilha de orientação e participam de um processo de capacitação. A ação é patrocinada, por meio de incentivo fiscal previsto na Lei Rouanet, pelo Banco Modal e as empresas Brasal, Ferreira Costa, Siderpa e Lanxess e o Grupo Editorial Record, que garante o fornecimento dos mil exemplares alocados em cada sala.

Extraído de: Governo do Estado do Rio de Janeiro - 20 de Julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário